Endividamento do setor não financeiro

19 de janeiro de 2017

O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.20 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a novembro de 2016.

Em novembro de 2016, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 717,2 mil milhões de euros, dos quais 309,2 mil milhões respeitavam ao setor público e 408 mil milhões ao setor privado.

 

Relativamente ao mês de outubro, o endividamento do setor não financeiro diminuiu 0,9 mil milhões de euros, fruto de um decréscimo de 0,6 mil milhões no endividamento do setor público e de 0,3 mil milhões no endividamento do setor privado (Gráfico 1).

O endividamento do setor público diminuiu devido à redução do financiamento externo, que foi parcialmente compensada pelo incremento do financiamento dos restantes setores, com destaque para o setor financeiro e particulares (Gráfico 2).

A diminuição do endividamento do setor privado reflete o decréscimo do financiamento obtido junto do setor financeiro residente em 0,6 mil milhões de euros, ainda que o endividamento externo das empresas tenha aumentado.

Fonte: Banco de Portugal